Hoje chegamos na final do Big Brother Brasil e o sucesso do reality show é explicado principalmente pelo fato das pessoas assistirem aos relacionamentos dos participantes por câmeras 24 horas por dia, podendo não só avaliar cada jogador, mas também interferir no jogo, em alguns momentos buscando justiça, em outros vingança, empatia etc.
Dentro de uma empresa também temos relacionamentos pessoais diários, sejam com clientes, fornecedores ou colaboradores, mas com a diferença grande de que não há câmeras filmando e ouvindo tudo que cada colaborador fala, e a avaliação de performance é pelos participantes e não por um público externo.
O time da GHM (Agência de Growth Hacking e Marketing Digital) hoje só falava na final do BBB, e por isso resolvemos fazer um exercício:
como seriam as performances de cada um dos participantes, se ao invés de estarem no Big Brother Brasil estivessem dentro de uma grande empresa? Qual seria o cargo de cada um deles? E as suas performances? Os finalistas se dariam bem? E como ficariam os eliminados?
Então vamos lá para nossa brincadeira, sim, brincadeira, não leve esse exercício tão a sério e entre nessa também, comentando seu ponto de vista (sendo discordando ou concordando).
KERLINE
No Big Brother Brasil: eliminada no 1º paredão com 83,5% dos votos
-Cargo: Analista de Vendas
-Análise: Kerline ficou pouco tempo na casa, porém sentiu a pressão do ambiente e suas tentativas de se aproximar de outras pessoas, como Lucas Penteado, acabaram não dando muito certo, mas com tempo e treinamento poderia evoluir em sua carreira.
ARCREBIANO
No Big Brother Brasil: eliminado no 2ºparedão com 64,89% dos votos
-Cargo: Analista Contábil
-Análise: em pouco tempo na casa, Arcrebiano teve muitos votos dos seus amigos na casa e não teve uma inteligência emocional para contornar a situação. De um perfil mais introspectivo, teria um cargo de analista e precisaria desenvolver muito seus relacionamentos para continuar subindo na carreira.
LUCAS PENTEADO
No Big Brother Brasil: saiu do programa
-Cargo: Gerente de Criação – Marketing
-Análise: assim como Lumena, Lucas levantou bandeiras sociais muito importantes, mas de formas às vezes um pouco agressivas e com dificuldade para escutar conselho de outras pessoas. Sua visão de mundo e sua criatividade atrelados ao momento das marcas de se posicionarem em relação a diversos temas poderia trazer resultados extraordinários, mas com um grande desafio para o seu gestor lidar com seu comportamento perante os colegas.
Lucas, acho que pode agregar bastante aqui na GHM, se quiser ser nosso gerente de criação, só mandar uma mensagem, hein.
NEGO DI
No Big Brother Brasil: eliminado no 3º paredão com 98,76% dos votos
-Cargo: Gerente de T.I.
-Análise: Apesar de ser comediante, dentro da casa Nego Di se mostrava estrategista e sempre focado no trabalho (formação de paredões). Para ele alçar voos maiores, precisaria se conectar mais com as pessoas, criando uma maior empatia com seus líderes e pares.
Obs.: achamos que gerentes de T.I. são super legais, aqui foi mais pra pontuar que ele teria que ser de uma área mais introvertida.
KAROL CONKÁ
Big Brother Brasil: eliminada no 4º paredão com 99,17% dos votos
-Cargo: Gerente Operações
-Análise: Karol Conká já se mostrou uma artista de talento e sucesso. Dentro da casa haviam pessoas que a amavam e outras que a temiam; seguindo fielmente os princípios de Maquiavel: “O príncipe deve ser amado e temido, e se tiver que escolher um dos dois, escolha o segundo”.
Sua alta energia poderia funcionar em áreas energéticas, como gerente de operações, mas, se no passado, as empresas eram mais tolerantes com comportamentos agressivos, nos dias atuais se cruzasse alguns limites poderia ter problemas de relacionamento.
LUMENA
No Big Brother Brasil: eliminada no 5º paredão com 61,31% dos voto
-Cargo: Empreendedora Social
-Análise: Lumena levantou bandeiras importantes sobre preconceito e diversidade, mas falhou na forma de educar as pessoas. Com pessoas ao seu lado te complementando, poderia fazer com que sua mensagem chegasse de forma mais eficiente. Aliás, não se faz nada sozinho, não é mesmo? Então, ter um time que te complemente é crucial para o seu sucesso.
PROJOTA
No Big Brother Brasil: eliminado no 7º paredão com 91,89% dos votos
-Cargo: Gerente de Inteligência de Mercado
-Análise: a visão estratégica de Projota no jogo era muito assertiva. Ele conseguia ler o jogo muito bem, mas a sua dificuldade era a execução e a sorte (seus adversários viravam líder, por exemplo). Em um papel 100% estratégico e com uma boa equipe de execução, seria um agregado valioso para qualquer empresa.
CARLA DIAZ
No Big Brother Brasil: eliminada no 8ºparedão com 44,96% dos votos
-Cargo: Empreendedora
-Análise: Carla mostrou toda a sua criatividade quando voltou do paredão falso, e além disso mostrou muita inteligência emocional em momentos de conflito. Sua eliminação acabou sendo influenciada por ela ser muito amorosa e seguir fielmente os seus valores, independente da situação; com certeza essas características voltadas para o empreendedorismo lhe trariam muito sucesso.
SARAH
No Big Brother Brasil: eliminada no 9ºparedão com 76% dos votos
-Cargo: Diretora de Marketing
-Análise: Sarah era uma das favoritas ao prêmio, mostrando inteligência emocional e leitura estratégica do jogo e das pessoas. Porém acabou se equivocando na leitura da Juliette, mas como nenhum profissional é perfeito, teria decisões erradas, aprenderia com elas e seria uma grande líder em qualquer empresa.
RODOLFO
No Big Brother Brasil: eliminado no 10ºparedão com 50,48% dos votos
-Cargo: Gerente de Vendas
-Análise: Rodolfo construiu boas relações no programa, carisma e uma inteligência emocional muito acima da média. Com um bom treinamento de valores e diversidade, poderia se tornar um ótimo gerente de vendas, lidando bem com a pressão pelos resultados.
THAÍS
No Big Brother Brasil: eliminada no 11ºparedão com 82% dos votos
-Cargo: Analista de Recursos Humanos
-Análise: Thaís se mostrou uma pessoa carismática e muitas pessoas gostavam dela dentro da casa, mas precisaria melhorar suas habilidades de comunicação para progredir na carreira.
CAIO
No Big Brother Brasil: eliminado no 12ºparedão com 70,22% dos votos
-Cargo: Gerente Financeiro
-Análise: Caio tinha ótimos relacionamentos dentro da casa, fazendo poucos inimigos e sendo lendo leal a suas alianças, além de ter uma visão calculada do jogo. Seu potencial de crescimento maior em uma organização dependeria também do sucesso das pessoas que o cercariam (das suas alianças).
JOÃO
No Big Brother Brasil: eliminada no 13º paredão com 58,86% dos votos
-Cargo: Gerente de Recursos Humanos
-Análise: João possui muitas características de sucesso para uma carreira profissional, como inteligência emocional, bom relacionamento, conhecimento, carisma, empatia, influência positiva etc. Porém precisaria evoluir em relação a se posicionar mais vezes. Muitos profissionais guardam muitos sentimentos e opiniões com medo de se expor e quando isso sai, acaba saindo tudo de uma vez.
VIIH TUBE
No Big Brother Brasil: eliminada no 14º paredão com 96,69% dos votos
-Cargo: Vice – Presidente de Assuntos Governamentais
-Análise: Viih Tube demorou semanas para ter o primeiro voto e todos dentro da casa a amavam. Ela conseguia se conectar com todos (principalmente os líderes da semana) e sua articulação política era impressionante; poderia fazer a ponte da empresa com órgãos públicos e governamentais, mas com o cuidado de não considerar todos parte de sua enorme família.
ARTHUR
No Big Brother Brasil: eliminado no 15º paredão com 61,34% dos votos
-Cargo: Gerente de Treinamento
-Análise: Arthur oscilou em momentos de muito carisma, com momentos de descontrole emocional. Tendo um bom gestor que o ajudasse a gerenciar suas emoções, principalmente nas derrotas, poderia ser valioso para qualquer empresa, com muita energia e disposição para treinamento de equipes.
POCAH
No Big Brother Brasil: eliminada no 16º paredão com 73,16% dos votos
-Cargo: Coordenadora de Recursos Humanos
-Análise: Pocah mostrou um lado humano, se relacionando com diversas pessoas com muita educação e humildade, mas faltou um pouco mais de energia no dia a dia, característica fundamental para executar um bom trabalho nos dias atuais.
GILBERTO
No Big Brother Brasil: eliminado no 17º paredão com 50,87% dos votos
-Cargo: Diretor de Relações Públicas
-Análise: a nova paixão do Brasil, nosso querido economista Gilberto, se mostrou inteligente, divertido, espontâneo e humano, porém ambientes altamente competitivos podem abalar sua inteligência emocional, por isso cargos focados em Pesquisa e Relacionamento com público externo, com certeza agregariam para qualquer empresa no mundo. Durante o programa, Gilberto conseguiu traduzir fundamentos de economia de forma simples para sua amiga Juliette.
FIUK
No Big Brother Brasil: finalista
-Cargo: Gerente de Operações
-Análise: Fiuk além de criativo se mostrou uma pessoa trabalhadora, proativo, trabalhando na cozinha da casa diariamente, cozinhando, organizando compras etc. Poderia trabalhar no mundo caótico de operações de uma agência de Growth Hacking. Fiuk, gostaria de vir trabalhar na GHM? Seria Importante também desenvolver mais a inteligência emocional, para não ser duro demais com sua equipe em momentos de tensão e pressão.
CAMILA
No Big Brother Brasil: finalista
-Cargo: Presidente
-Análise: A influenciadora mostrou no programa ser uma pessoa carismática, com muitos aliados, além de ter muita criatividade, liderança e se posicionar em todos os momentos, até nos mais difíceis, sempre com empatia e respeito ao próximo. Poderia se tornar uma excelente líder empresarial.
JULIETTE
No Big Brother Brasil: finalista
-Cargo: Vice-Presidente de Recursos Humanos
-Análise: a outra queridinha do Brasil, ao longo do programa se mostrou uma pessoa muito bem influente, se expondo nos momentos certos, além de ter uma característica muito valiosa no mundo atual: uma gestão mais humanizada, perdoando os erros de seus adversários e aliados, e os ajudando a evoluir. Com certeza, uma grande líder dentro do Big Brother Brasil ou em qualquer outra organização.